[Pesquisar este blog]

quarta-feira, 12 de março de 2014

Um minuto na Internet

A cada 60 segundos uma quantidade gigante de informação é colocada na Internet, mas boa parte de seus usuários nem tem ideia do que isso significa.
Fonte: Online in 60 Seconds [Infographic] foi produzido por Qmee
Comecemos pelas redes sociais. Somente no Facebook temos 1,8 milhões de likes gerados por 2,46 milhões posts efetuados em um minuto. No Twitter são 278 mil tweets por minuto, somados a 216 mil novas fotos compartilhadas no Instagram, mais 104 mil no snapchat e outras 20 mil no tumblr. Junte a isso o upload de 72 horas de vídeo no YouTube.

E isso só nas redes mais conhecidas. Contando com outras, teríamos que adicionar 20 milhões de visualizações de fotos no flickr, 11 mil usuários ativos no Pinterest, 11 consultas por currículos no LinkedIn.

Em um minuto acontecem 1.4 milhões de conexões por meio do Skype, interligando seguramente mais de 2 milhões de pessoas. No mesmo minuto são enviados 204 milhões de emails, realizadas 2 milhões de consultas só no Google e postados milhares de artigos em blogs de todo tipo, 347 só no WordPress. E ainda não consideramos a informação gerada pelos milhões de SMS trocados pelos telefones celulares; nem as matérias de jornais e revistas; relatórios técnicos de empresas especializadas; e artigos publicados em revistas técnicas e científicas on-line. Também não pensamos nas 17 mil transações comerciais eletrônicas do Walmart, uns 15 mil downloads (pagos) de músicas na AppleStore e a geração de US$83 mil em vendas no site da Amazon.

Números que impressionam, mas e daí? O volume diário de informação produzida é tão grande que ultrapassa muito as capacidades de processamento dos computadores comuns. Mesmo os maiores supercomputadores que existem sofrem para processar essa massa monstruosa de dados.

Como a produção de informação não para de crescer, nos dirigimos para o Big Data, nome dado pelos especialistas para essa explosão de dados, que exigirá bem mais do que computadores rápidos, mas novas técnicas para capturar, armazenar, recuperar e compartilhar informação.

Serão necessários profissionais para uma nova geração de produtos e serviços envolvendo programação, bancos de dados, redes de computadores e técnicas de data mining e inteligência artificial. Esse é o novo desafio da área de Tecnologia de Informação!

Para saber mais

terça-feira, 11 de março de 2014

Virtualização

Você sabia que o setor de Tecnologia da Informação no mundo produz tanto ou mais emissões de CO2 do que aviação comercial? Pois é, o consumo de energia elétrica deste segmento é altíssimo, a ponto de equiparar seu impacto ambiental com outros setores vistos como menos sofisticados.

Neste cenário surge a virtualização, uma tecnologia emergente destinada a permitir que diversos servidores possam funcionar compartilhando um mesmo equipamento físico, reduzindo o consumo de energia elétrica e outros gastos associados.

Virtualizar é o ato de criar uma versão virtual de algo, como uma plataforma de hardware, um servidor, um sistema operacional, um dispositivo de armazenamento ou uma rede de computador. Os softwares de virtualização podem dividir um recurso para prover seu uso em múltiplos ambientes; ou consolidar vários recursos de maneira que sejam tratados como algo único.

Embora estas técnicas tenham sido originadas nos anos 1960, na última década tornaram-se uma estratégia fundamental para organizar datacenters (as novas versões dos antigos centros de processamento de dados). Um servidor tradicional trabalha com grande ociosidade na maior parte do tempo, pois é dimensionado para atender os horários de pico. Assim o consumo de energia é maior do que efetivamente necessário.

Com a virtualização, um servidor de capacidades maiores pode hospedar vários servidores (máquinas) virtuais, o que chamamos consolidação de servidores, explorando melhor os recursos disponíveis, reduzindo a ociosidade e o consumo total de energia, além de requisitar menos espaço e esforço de manutenção.

Assim a virtualização permite reduzir os custos de operação com menor impacto ambiental, o que é ainda melhor.