[Pesquisar este blog]

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Internet das Coisas

Também conhecida como Internet of Things ou apenas IoT é o conjunto de possibilidades que passa a existir quando conectamos toda espécie de coisas, de computadores a utensílios comuns na internet. A ideia é ampliar, e muito, o uso da internet, com a interligação de máquinas, sensores e computadores.
A IoT é vista como uma tendência irreversível de interconexão não apenas de celulares, tablets e computadores, mas toda espécie de dispositivos, com redes de sensores e toda espécie de coisa. O objetivo é permitir que as pessoas possam não apenas se comunicar mais e melhor, mas também facilitar o intercâmbio e o acesso a dados e informações, provendo novos serviços e possibilidades.

Primeiro é necessário que cada dispositivo, aparelho ou utensílio seja identificado unicamente e associado a seus proprietários. Depois pensar que estas coisas estão conectadas a internet, por meio de redes sem fio ou cabeadas, o que proporcionar maior conveniência. Finalmente devemos considerar que estes dispositivos podem trocar informação.

Um dos conceitos centrais da IoT é dotar objetos comuns de algumas capacidades de processamento e comunicação, embutindo eletrônica específica em cada caso. Assim mesas, paredes ou outras superfícies comuns poderiam se vistas como telas sensíveis ao toque, capazes de apresentar imagens, vídeos ou texto, em suma, aplicações computacionais.

Então, ao colocar seu celular em uma mesa, junto de outro, seria possível exibir fotos, vídeos, contatos e arquivos em sua superfície, como um grande display sensível a toque. É claro que a mesa também seria um dispositivo especial. Ao colocar outros celulares nesta mesa, todo o tipo de informação poderia ser facilmente visualizado e compartilhado. Algo fácil, útil e bacana.

As possibilidades de uso se multiplicam quando tais dispositivos podem se comunicar com celulares, computadores e também uma rede de sensores capaz de monitorar clima, trânsito ou janelas e portas de uma casa. Seu relógio poderia monitorar batimentos cardíacos, temperatura e pressão arterial; e transmitir tais dados para seu celular ou outro dispositivo. Isso cria muitas alternativas para o acompanhamento clínico de pacientes de maneira contínua e a distância. 

Placas de sinalização em aeroportos, repartições públicas e edifícios comerciais poderiam exibir conteúdo destinado a você, cuja presença poderia ser acompanhada e auxiliada. Aplicações de automação residencial, comercial e industrial, controle de tráfego e muito mais.

É claro que, com o interconexão dos dispositivos e a identificação de seus usuários passam a existir questões sobre liberdade e privacidade a serem resolvidas, além de aspectos jurídicos, mas é inegável a existência de um lado positivo.

Mas esta revolução é desafiadora, pois requer uma infraestrutura capaz de interconectar muitos bilhões de dispositivos ao redor do mundo, ou seja, vários para cada pessoa, de maneira simples e efetiva, além de equipamentos e dispositivos diferentes, de custo adequado e muitos, muitos aplicativos.

A IoT é uma transformação sem volta, pois a cada dia nossos celulares e gadgets vão ocupando pequenos nichos destas alternativas e trazendo, antes de tudo, conforto e um novo mundo de possibilidade!

Para saber mais