[Pesquisar este blog]

domingo, 5 de outubro de 2014

Data Centers

A vida de bilhões de seres humanos depende dos data centers, locais onde ocorrem o controle, o processamento, o armazenamento e a supervisão de dados e informações de muitos serviços essenciais.

E não é apenas por causa da internet. Em particular, os sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, absolutamente essenciais para nosso modelo de vida, são administradas por vários data centers. A telefonia fixa e celular, além de outros serviços de telecomunicações; o sistema financeiro global, ou seja, bancos, bolsas de valores e seus agentes dependem de seus data centers. A lista continua com controle de tráfego urbano, sistemas de saúde, segurança, transportes e outros.

Para Ethevaldo Siqueira, expert em TI, um data center é um local centralizado provido de recursos de computação e de telecomunicações de importância crucial - incluindo servidores, sistemas de armazenamento, bancos de dados, periféricos, redes de acesso, software e aplicativos - operado por 
pessoal altamente qualificado, para uso e controle de indústrias, governo e empresas de serviços.

Estes centros constituem uma infraestrutura vital e mesmo que não tenhamos essa exata noção, os profissionais de TI envolvidos em sua operação têm uma visão bem diferente disso.

Para o Gartner Group é essencial que empresas públicas e privadas aproveitem ao máximo seus investimentos em data centers, o que requer técnicas modernas de virtualização e armazenamento de dados; uso de servidores de alta capacidade e redes velozes; além de muita segurança, garantia de disponibilidade e eficiência energética. Neste cenário, a computação em nuvem, ou cloud computing, figura como uma tendência muito importante para a entrega adequada de infraestrutura e operações sob demanda.

Os desafios do momento são suprir as necessidades de maior conectividade com dispositivos móveis, oferecer custo competitivo e principalmente contornar a falta de mão de obra especializada em TI.

Para saber mais