[Pesquisar este blog]

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Casas Inteligentes

A domótica é uma área da engenharia de automação e controle que se preocupa com o projeto e desenvolvimento de edifícios inteligentes, isto é, construções que ofereçam mais conforto, maior segurança e que sejam sustentáveis.

O termo domótica é a junção da palavra latina domus com robótica ou com o termo francês imotique (automação), ou seja, significa o controle automático de habitações. Seu primeiro grande objetivo era a integração e o controle centralizado dos sistemas domésticos de iluminação, climatização e segurança. Nesta época, o custo de implantação de sistemas desse tipo era proibitivo, muito em função do preço mais elevado de computadores, sensorces e infraestrutura de rede que eram necessários. Por isso, os sistemas domóticos começaram a ser adotados em projetos comerciais novos que poderiam prever e otimizar as necessidades de infraestrutura, além do natural ganho em escala proporcionado pelo maior número de usuários envolvidos.

Assim surgiram os edifícios inteligentes, dotados de sistemas capazes de controlar a iluminação elétrica de seus espaços, acionando lâmpadas conforme a presença ou fluxo de pessoas e também ajustando automaticamente sua intensidade de maneira a aproveitar melhor a luminosidade natural oriunda do exterior. Da mesma maneira, é possível que o ar condicionado tenha seu funcionamento determinado conforme as temperaturas monitoradas de cada setor da construção. Além disso, portas e elevadores podem ter fechaduras eletrônicas integradas ao sistema de segurança, permitindo definir o acesso de cada usuário do edifício apenas aos setores e salas necessários. Muitos hotéis, prédios de escritórios e outras construções de grande porte já são assim, o que proporciona redução substancial do consumo de energia elétrica, além de segurança bastante melhorada.

Todas essas facilidades e funcionalidades podem hoje ser instaladas em residências, permitindo que seus moradores tanto usufruam destes confortos, como também economizem água, gás e energia elétrica. É verdade que, atualmente, o custo da automação residencial, embora bem mais em conta que outrora, é ainda relativamente alto e nem sempre compensador do ponto de vista financeiro para famílias típicas, mas sempre provê economia de recursos e, consequentemente, maior sustentabilidade. Neste aspecto, a domótica se mostra muito importante quando consideramos as questões do consumo consciente de recursos energéticos e, principalmente, água.

Com a evolução dos sistemas computacionais; barateamento dos sensores, câmeras e acionadores; novas tecnologias de rede com e sem fio; além de novas bibliotecas de software biométrico (para identificação com impressões digitais e reconhecimento facial principalmente), o futuro da domótica se volta para o controle inteligente e também a personalização. Neste sentido, imagine uma ambiente que reconhece seus usuários e, conforme as preferências destes, ajusta iluminação, temperatura, aciona dispositivos e ainda seja capaz de reconhecer comandos.

Com a popularização da domótica residencial e a maior conscientização da importância de seu uso, os custos tendem a cair, facilitando sua adoção. Conforto e economia combinam muito e natureza ainda agradece!

Para saber mais