[Pesquisar este blog]

sábado, 15 de agosto de 2015

Java 8 Revisitado

A versão 8 do Java não é novidade. Nem deveria ser, pois foi lançada em 2014. Mas ainda existe um razoável número de programadores Java que não explorou, de fato, algumas das melhores características desta versão. Como é bastante provável que o Java 9 seja lançado em 2016, é uma grande ideia conhecer os diferenciais do Java 8.
Java 8
Além das tradicionais melhorias gerais em muitas das APIs existentes, a versão 8 traz o maior número de novidades na plataforma desde a versão 5. Isso é muito expressivo quando consideramos que na versão 5 (de 2004) foram introduzidos os genéricos, o autoboxing, as enumerações, o for avançado, os varargs, a importação estática e também as anotações. A versão 5 do Java contribuiu definitivamente para a consolidação do Java que, entra ano, sai ano, é uma das linguagens mais utilizadas no mundo, se não a mais utilizada.

Novidades da Versão

Dentre as muitas novidades da versão 8 , existe algumas particularmente importantes:
  • Métodos default e estáticos para interfaces;
  • Expressões lambda;
  • Referências para métodos;
  • Streams e operações em massa para coleções; e
  • API DateTime.
Além destas, temos diversos melhoramentos nas anotações, na inferência de tipos, na API de concorrência,  a paralelização de operações, o engine Nashorn para JavaScript, a codificação/decodificação em Base64, entre outros aperfeiçoamentos.

Para explorarmos melhor estas características, cada novidade principal ganha um pequeno artigo próprio, onde são descritos os seus propósitos, quais são as modificações na linguagem e alguns exemplos para clarificar sua aplicação. Os artigos programados são:
Espero que estes materiais sejam úteis!

Referências

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom material. Desejo sucesso na continuidade desse trabalho que vai auxiliar e muito os programadores e aprendizes da linguagem.