[Pesquisar este blog]

domingo, 10 de maio de 2015

A Internet das Coisas

Você já pensou como seria a nossa vida se boa parte das máquinas e equipamentos fossem interligadas pela Internet? Não apenas computadores, tablets e celulares, mas veículos, máquinas, eletrodomésticos e até mesmo casas?

A Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT) é uma tendência, provavelmente irreversível, de conexão de dispositivos por meio da Internet, criando um mundo enorme de possibilidades.
Num primeiro estágio, a conexão e as funcionalidades providas são mais simples, como quando você controla o portão de sua garagem ou a iluminação de partes específicas de sua casa por meio de seu smartphone. A conexão de câmeras de segurança de um local específico ao celular é algo semelhante. Nestes exemplos os objetos se comunicam com as pessoas e estas tomam as decisões.
No segundo estágio, sensores de luminosidade e temperatura poderão controlar a iluminação e o ar condicionado, considerando seus hábitos de uso e a previsão do tempo. Os objetos passam a registrar informações e tomam decisões com base em dados atuais e históricos. Assim é possível conciliar o aumento da eficiência e redução de custos com maior conforto e comodidade.

Hoje já existem 25 bilhões de dispositivos conectados para uma população mundial de 7,2 bilhões de pessoas. A CISCO, uma gigante das telecomunicações, estima que até 2020 tenhamos 50 bilhões de dispositivos conectados para uma população pouco maior que 7,6 bilhões. Será um verdadeiro salto em apenas cinco anos.

Isto demandará incluir microprocessadores, sensores e dispositivos de rede em muitas das coisas desconectadas que conhecemos. Além disso, será necessário um enorme contingente de pessoas capazes de desenvolver programas e aplicativos para este novo mundo. Não vai ser bacana?

Para Saber Mais