[Pesquisar este blog]

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

5 de Outubro::Dia Internacional do Professor

“Os professores são a força mais influente e poderosa para a equidade, acesso e qualidade na educação.”
Irina Bokova, Diretora-geral da UNESCO.
Em 1994 a UNESCO criou esta data para homenagear todos aqueles que contribuem para a educação, sejam professores ou não, atuando direta ou indiretamente em toda e qualquer atividade de ensino voltada para crianças, jovens e adultos.  O objetivo da criação desta data foi destacar e valorizar o papel fundamental que os professores têm e exercem na sociedade, principalmente quando se consideram os inúmeros problemas enfrentados por aqueles que abraçam esta carreira ao redor do mundo.

No Brasil existe um dia diferente dedicado ao professor, o 15 de outubro, criado por D. Pedro I, Imperador do Brasil, em 1827 por meio do Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil.  Apesar dos quase 189 anos da comemoração local, a docência tem sido cada vez menos valorizada no país, pois de fato, pouco se faz para garantir sua boa formação, condições de trabalho dignas e, inclusive, o necessário reconhecimento.

Além da celebração anual, a UNESCO, juntamente com os seus parceiros da OIT, PNUD, UNICEF e a Educação Internacional.com divulgam mensagem comemorativa que pode ser vista aqui.

Para Saber Mais


Nenhum comentário: