[Pesquisar este blog]

domingo, 11 de dezembro de 2016

Aprender sempre::educação continuada e pós-graduação

É unânime! Qualquer gestor de recursos humanos; executivo de empresa de qualquer porte ou segmento; profissional de coaching ou mentoring; especialista em desenvolvimento de carreira; e professor vai afirmar categoricamente: precisamos aprender sempre e ao longo de toda vida.


Por que?

Objetivamente, o trabalho faz parte da vida da grande maioria das pessoas, que, por muitas e diversas razões trabalham e buscam o trabalho como maneira de prover o sustento próprio e de suas famílias; mas também como um caminho para que alcancem seus sonhos, nem sempre materiais.

O exercício de qualquer profissão requer dedicação, esforço e capricho, podendo se apropriar de novas tecnologias, materiais e processos para que aconteça de maneira mais eficiente, lucrativa, benéfica e, por que não, mais proveitosa e prazerosa para todos os envolvidos.

Assim, independente da profissão e do ramo de atuação, a educação e o aperfeiçoamento profissional tem que ser vistos como necessidades constantes, daí o termo educação continuada. Segundo Angélica Alvim, diretora do Mackenzie, "É importante que os profissionais façam especialização e aperfeiçoamento para que se mantenham no mercado". Esta afirmação coincide com o depoimento de muitos profissionais de RH que colocam que, para as empresas de hoje, resolver problemas conhecidos já não suficiente, mas a capacidade e a iniciativa de identificar novos problemas, propor e desenvolver soluções para enfrentá-los.

A grande integração econômica proporcionada pela globalização trouxe enormes facilidades para as empresas em termos de acesso a novos mercados, tecnologias e fornecedores. Mas veio acompanhada de desafios. O principal é a manutenção da competitividade numa situação de multiplicidade de concorrentes, consumidores mais exigentes, transformações sociais constantes e crises, muitas crises.

Segundo Leonardo Trevisan, professor da PUC, o vocabulário empresarial inclui expressões como realidade virtual, internet das coisas, big data, entre outras coisas. Ou seja, as novas tecnologias estão transformando a indústria e as corporações, tornando cada vez necessários profissionais qualificados e especializados.

Este cenário complexo cria uma situação bem simples de ser entendida: sem conhecimento, a vida no trabalho será cada vez mais difícil, até mesmo porque as oportunidades, que sempre existirão, serão encontradas por aqueles que estiverem preparados para enfrentá-las.

Então escolher e concluir um bom curso de graduação é um investimento necessário para se colocar favoravelmente em relação as demandas das empresas. E para que sua carreira possa seguir num crescente, a pós-graduação, na forma de cursos de especialização, mestrado e doutorado, é essencial para galgar posições de maiores responsabilidade e, claro, maiores ganhos.

Ao mesmo tempo, exatamente pelo fato do trabalho ocupar uma parte substancial de nossas vidas, é muito importante aprender com nossas experiências, sejam acertos ou erros, para nos fortalecermos para continuar buscando novas metas.

Aprendizado não é a palavra-chave em tudo isso? Finalizo com a frase de Ylana Muller, professora do IBMEC:
 "Trabalhe para viver. A energia do trabalho deve ser para transformar e realizar".


Para Saber Mais